Loja online: saiba como fidelizar clientes em seu e-commerce

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por admin
em fevereiro 27, 2022

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Para ter a sua loja online fidelizando clientes, é preciso realizar um conjunto de estratégias de marketing para destacar-se em meio aos concorrentes. Em um segmento tão concorrido atualmente, é preciso fidelizar os clientes para não perder vendas.

Isso porque manter os clientes atuais satisfeitos acaba saindo muito mais barato do que ter que realizar várias campanhas seguidas para atrair novos consumidores para o seu curso de gestão financeira online, por exemplo.

Entretanto,  para que isso ocorra, é essencial oferecer um serviço de qualidade, que inclui um atendimento excelente, conteúdos de relevância e um pós-venda atencioso e presente. No entanto, isso pode não ser uma tarefa tão fácil quanto parece.

O motivo disso é que as lojas onlines precisam investir em anúncios nos motores de busca e nas redes sociais para atrair novos consumidores, e isso gera um custo alto de investimento mensal.

Manter os seus clientes atuais satisfeitos gera uma sensação de segurança para a loja, pois a possibilidade dele voltar a comprar no mês seguinte é alta. Além disso, um cliente satisfeito vira um agente influenciador, pois ele indicará o seu negócio para outras pessoas.

Entre os benefícios de manter um cliente fidelizado na sua loja online, podemos destacar:

  • Agrega valor para a sua marca;
  • Permite mapear os padrões de compra dos clientes;
  • Aumenta os seus pontos de contato;
  • Estreita o relacionamento o os clientes;
  • Permite antecipar a mudança de comportamento do mercado. 

Porém, é preciso lembrar que só é possível fidelizar um cliente se ele ficar satisfeito com a experiência que obteve na sua loja. Se uma entrega demorada ou um erro no pagamento acontecer, pode ser que nunca mais ele volte a comprar com você.

Se a sua loja de presença consegue oferecer um nível de satisfação ideal, o cliente se sente contente e seguro. Isso faz com que ele não perca mais tempo procurando por outras lojas na internet, pois sabe que a sua loja o atende com atenção.

Assim, se a sua empresa oferece serviços de gestão de recursos humanos, é provável que o seu cliente continue renovando contrato com você e não procure mais por outras companhias do mesmo segmento, pois ele já está satisfeito e fidelizado pelo seu serviço.

5 dicas para fidelizar clientes 

A cada ano que passa o mercado digital cresce ainda mais, o que faz com que um determinado tipo de segmento tenha vários concorrentes. Para poder se destacar nesse ramo, é preciso investir em estratégias para se destacar no ramo.

Para atrair e reter clientes, é preciso trabalhar com estratégias bem estruturadas de gestão de marketing e comunicação, que foquem principalmente na retenção e fidelização de consumidores.

Para aplicar essas estratégias de forma eficiente, confira as 5 dicas a seguir.

  1. Entenda as necessidades dos seus clientes

De nada adianta querer fidelizar os seus clientes se antes não procurar saber quais são as suas necessidades e expectativas em relação ao seu produto ou serviço. Para que isso ocorra, é preciso realizar pesquisas de satisfação e de mercado.

Outro fator essencial é levar em consideração os feedbacks, seja através de comentários em posts nas redes sociais, em fóruns específicos na internet ou nas caixas de entrada de mensagens nas suas páginas.

  1. Mostre o valor dos seus produtos ou serviços

Atualmente, existem uma gama variada de lojas oferecendo os mesmo tipos de serviços ou produtos, como um curso de gestão de pessoas online ou a venda de produtos de maquiagem. Desta forma, é importante mostrar o valor da sua marca.

Ou seja, você precisa realizar ações que façam sua marca se destacar das demais que ofereçam o mesmo tipo de produto ou serviço.

Você pode oferecer como diferencial um atendimento rápido, uma entrega veloz ou condições de pagamentos variadas.

  1. Preocupe-se em oferecer um atendimento de excelência

Muitas pessoas acreditam que por se tratar de um negócio online, não é preciso realizar um atendimento mais íntimo e personalizado.

Porém, esse é um pensamento equivocado, já que as pessoas procuram pelo mesmo nível de atendimento que encontram em lojas físicas.

Todo mundo gosta de receber um bom atendimento, independentemente do espaço em que estão consumindo.

Oferecer um atendimento de excelência é essencial para multiplicar as suas possibilidades e aumentar as suas chances de sucesso.

  1. Invista em capacitação para o seu time

Para que a fidelização de clientes seja uma ação eficiente, é preciso que toda a equipe que trabalha com você no seu negócio online de gestão comercial e marketing ead saiba a importância de fidelizar um cliente.

Afinal, o que pode influenciar a opinião de um consumidor sobre a sua loja, é a maneira como ele foi atendido, tanto no momento de decisão da compra, como no momento do pós-venda. 

Por isso, lembre-se de reservar uma parte da sua verba para investir na capacitação da sua equipe, seja com palestras motivacionais, ou com o oferecimento de um curso de empreendedorismo a distância, por exemplo.

  1. Aposte no oferecimento de vários canais de comunicação

Para fidelizar um cliente é preciso que haja um bom investimento nos canais de atendimento da empresa. Quando um negócio está disposto a receber feedbacks e a dialogar com o cliente, demonstra preocupação em melhorar seus processos.

Dessa forma, disponibilize canais de comunicação como o WhatsApp Business, chats, e-mails e telefones. Isso facilita o contato e demonstra uma preocupação da loja com os seus clientes.

Como fidelizar clientes para a sua loja virtual

Como pode se perceber até aqui, conquistar novos clientes é muito mais trabalhoso do que manter um que já seja consumidor da sua loja, pois fazer com que novos rostos comprem na sua loja online exige investimento em divulgação em várias plataformas.

Quando os seus clientes estão felizes com seu curso de gestão financeira grade curricular, por exemplo, as chances deles indicarem a sua marca para para amigos e familiares é muito maior. 

Diante disso, investir na satisfação do seu cliente é uma ação que vale a pena e que rende bons frutos para o seu negócio online. Confira a seguir 4 dicas para te ajudar nessa jornada.

  1. Seja eficiente

Para que um cliente viva uma experiência satisfatória de compra em uma loja online, ele provavelmente irá voltar a realizar uma nova aquisição nesse empreendimento.

Além disso, esse cliente indicará a loja para outras pessoas, se tornando um defensor da marca.

Pode ser que essa nova compra não aconteça tão breve quanto você espera, mas não se preocupe, isso pode ser mais devido ao fato da qualidade e durabilidade do seu produto do que com a satisfação do seu cliente.

É de suma importância que o serviço oferecido seja eficiente do início ao fim, pois essa é a principal maneira de manter o seu cliente fidelizado.

Com isso, é preciso oferecer um produto de qualidade, formas de pagamento seguras e prazos de entrega que possa cumprir.

  1. Seja claro sobre as características do seu produto

Quando uma pessoa cria muitas expectativas em cima da imagem de um produto, as chances de se decepcionar são grandes.

Portanto, se o seu negócio é uma instituição de ensino online, deixe claro as características do seu curso gestão de pessoas, o que é, quais são as matérias, professores e materiais de estudo disponíveis.

Também é preciso utilizar fotos e vídeos de qualidade, que demonstre realmente a realidade do seu produto ou serviço. Isso fará com que os seus consumidores saibam exatamente no que estão investindo. 

  1. Entregue mais do que o esperado

Quando o cliente realiza uma compra, mais do que receber um produto, ele espera viver uma experiência. Isso vai desde receber um produto bem embalado e em boas condições de uso. 

Por isso, invista em pequenos detalhes que podem fazer a diferença na entrega, como uma embalagem bonita, uma mensagem escrita à mão, espirrar um spray de cheiro dentro do pacote e o envio de mimos de brindes, como bombons ou balas.

Assim, quando o cliente receber a embalagem terá a surpresa de receber muito mais do que apenas o produto comprado, mas toda uma experiência positiva e afetiva, demonstrando preocupação da loja com o seu consumidor.

  1. Ofereça incentivos para o cliente voltar

Utilizar cupons de desconto como estratégia de fidelização é uma ótima ideia. 

Dessa forma, após um determinado período que seu cliente realizou uma aquisição, você pode enviar um e-mail oferecendo um cupom de 10% de desconto para que ele volte a comprar.

Não existe um tempo exato para fazer o envio desse e-mail, pois é preciso levar em consideração o tipo de produto ou serviço que o seu negócio oferece. Além disso, lembre-se de não ser tão incisivo na abordagem para não acabar afastando o cliente.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

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