Link Building para se posicionar no Google

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em março 21, 2022

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Conquistar relevância nos resultados de busca e melhorar a autoridade do site é algo que pode acontecer, utilizando boas estratégias de link building, ou seja, ações que apontam para o site do seu negócio de modo natural ou não.

O link building é uma excelente opção para começar a construção da autoridade do seu trabalho, por meio de backlinks de qualidade.

Com o surgimento de novas empresas no universo digital, é quase impossível aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca sem o uso do SEO (Search Engine Optimization). 

Para ajudar neste processo de ganhar mais destaque, o link building é uma excelente opção.

O que é link building?

Link building, em português construção de links, é uma ação considerada como um dos pilares das estratégias de SEO. 

Para que isso seja possível, é uma ação que se baseia no processo de construir links apontando para o seu domínio, sendo uma forma de mostrar ao Google o que o seu site faz e sua relevância, inclusive por meio do uso de palavras-chave relevantes e parcerias com outros canais.

Bons sites possuem conteúdos relevantes com links que realizam o direcionamento para o seu site. Afinal, os mecanismos de buscas, como Bing, Google, Yahoo e outros entendem o uso de links como um voto de confiança, um bom sinal.

A relevância do link building

Nas normas de ranqueamento, tudo depende do link juice, ou seja, do lastro. Isto significa que quanto mais autoridade e confiáveis são os sites apontam para as suas páginas, maiores serão as chances de ter mais juice, ou seja, um voto de confiança de que o site tem relevância.

Para essa ação, os links são divididos em duas categorias: dofollow e unfollow

O primeiro permite que os buscadores apontem de volta para o seu site ou blog. Ao colocar um link dofollow, é possível aumentar a autoridade do site, mostrando que outras páginas estão linkando o seu domínio.

Já o segundo é justamente ao contrário. Se o seu site deseja fazer, por exemplo, referência a uma página não confiável, ou que não quer que o google considere no apontamento (para não prejudicar estratégias diversas) o link nofollow é uma alternativa.

Além disso, o Google possui dois critérios que ajudam nos cálculos de autoridade das páginas, são eles o PageRank e Domain Authority

O PageRank consiste na classificação para as páginas, enquanto o Domain Authority é basicamente a nota que o buscador atribui à qualidade do site.

Vantagens do link building

Após conhecer o conceito e a relevância do uso de link building, alguns empreendedores podem ter dúvidas se realmente vale a pena investir nesse recurso. 

Por isso, é importante ressaltar que algumas das vantagens são:

  • Ajuda na construção de marca;
  • Aumenta o tráfego;
  • Apresenta ótimo custo-benefício;
  • Traz mais notoriedade;
  • Melhora a taxa de conversão;
  • Permite bons relacionamentos.

Como elaborar link building?

A melhor maneira de desenvolver as estratégias de link building é criando conteúdos de qualidade, um jeito de aumentar as possibilidades de ser citado por outros sites e ganhar autoridade de forma orgânica.

A grande tarefa é divulgar os seus posts, algo que traz força ao site. Sendo assim, criar um blog para postar conteúdos de qualidade regularmente é uma boa solução.

Outra possibilidade é pesquisar sites do seu nicho e focar na construção de um bom relacionamento. Ao fazer comentários nas postagens, alguns sites permitem a inserção da URL do site.

No entanto, a ação que mais se destaca, como sendo bastante efetiva e vantajosa, é o guest post

Para isso é possível convidar alguém para escrever no seu blog, enquanto você também colabora escrevendo no blog da pessoa ou empresa, de modo a convergir as audiências e trazer mais relevância para ambos os sites de forma qualificada. 

Nesse cenário, outra ação de marketing pode ser considerada, complementando o link building, o backlink.

O que são e como usar os Backlinks?

Os backlinks consistem em links posicionados de forma estratégica, focados na abertura de novas páginas com assuntos relacionados aos que estão linkados no texto. Os backlinks podem atuar internamente, ou seja, levando o leitor a visitar várias páginas do mesmo blog, ou externamente, levando os usuários a outro endereço.

O principal objetivo deste recurso é ajudar no posicionamento nos buscadores e também ranquear os sites em pesquisas mais complexas.

Assim, para aplicar a ação adequadamente, utilizando o recurso de forma estratégica e efetiva, é possível seguir algumas dicas, como:

Invista em conteúdos interessantes

Produzir e trocar conteúdos de valor é uma excelente opção para se consolidar através do marketing de conteúdo, com textos relevantes que agregam valor à experiência dos usuários e trazem mais credibilidade à marca.

Assim, esta pode ser uma ótima maneira de aumentar a autoridade do site e fazer linkagem orgânica em outras páginas.

Não use backlinks comprados

Backlinks que são conquistados naturalmente são mais valorizados. Sendo assim, evite o uso de backlinks comprados, pois a utilização pode gerar penalidades por parte do Google.

Desta maneira, o uso de link building é uma ótima estratégia, pois os resultados podem ser notados em curto, médio e longo prazo, gerando uma boa reputação, respeitando as diretrizes do Google e proporcionando muito sucesso ao seu negócio. 

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