O sorriso é uma das coisas mais importantes de um indivíduo, e ele pode ser libertador. Por esse motivo, algumas pessoas sofrem com a falta do dente na boca.
Saiba sobre a agenesia dentária, que é quando o dente não é formado no osso.
Agenesia dentária, o que é?
Quando o bebê está na barriga de sua mãe, acontece a formação dos dentes de leite. Conforme o tempo passa, e ele vai se desenvolvendo, acontece o nascimento desses dentes e por volta dos 3 anos, ele já está com aproximadamente 20 dentes na boca.
- Troca de dentes
Com o passar do tempo, chega o momento da troca dos dentes de leite pelos permanentes.
Mas, o dente de leite só amolece, quando os permanentes passam a reabsorver a sua raiz, fazendo com que ele amoleça e caía. A agenesia ocorre justamente quando não há a formação dos dentes permanentes ou eles estão nos lugares errados.
Quando essa situação acontece e a pessoa fica mais velha, o dente de leite permanecerá na boca. Mas, a raiz de um dente permanente é muito mais robusta e adequada para um adulto do que um de leite.
Com as forças mastigatórias e até com os hábitos alimentares, acaba que o dente de leite fique aos poucos sobrecarregado, passando por forças que ele não foi feito para suportar, já que o ideal dele é somente na fase da infância.
Dentes formados na posição errada
Em alguns casos, a pessoa pode ter o dente formado, mas ele se encontra numa posição errada, dentro do osso, às vezes pode até estar deitado no céu da boca. Acaba faltando estímulo para o dente de leite amolecer e cair.
Então, é sempre importante ir ao dentista regularmente, e ao observar a ausência do dente, é necessário passar por uma radiografia panorâmica, ela permitirá a visualização da ausência ou se ele está numa posição errada.
Se os dentes estiverem numa posição errada, é possível fazer o tratamento ortodôntico através do aparelho dentário invisível, puxando-o para o lugar certo.
Por que acontece a falta de dentes?
Pode ser por um fator genético, quando algum familiar passou por isso. Além disso, os outros motivos são:
- Traumas;
- Medicamentos;
- Rubéola;
- Quimioterapia.
Todas as questões, podem ocasionar aos dentes uma dificuldade de formação, fazendo com que eles não se desenvolvam.
Caso tenha apenas o dente de leite, é pouco provável que fique com ele para o resto da vida. Vai chegar um momento em que ele ficará tão desgastado, que irá cair.
Geralmente, o mais comum da agenesia são os dentes de cima e os da lateral, que são os incisivos laterais. O ponto é que ele pode cair a qualquer momento, até mesmo em um local público, gerando uma situação desagradavel.
Essa anomalia deve ser bem tratada, porque a falta de dente pode ocasionar o acúmulo de bactérias podendo causar uma gengivite, ou seja, inflamação na gengiva.
Essa inflamação pode se espalhar causando uma danificação no esmalte do dente, que é a parte branca, deixando ele amarelado. Caso isso aconteça, será necessário a realização de um clareamento dental.
Tratamentos
O mais aconselhado é realizar o acompanhamento com um especialista para escolher o melhor tratamento.
Como foi dito, para evitar maiores inflamações, é recomendável remover o dente e fazer a realização do implante dentário.
- Implantes dentários e aparelhos ortodônticos
Quando o dente de leite está presente, ele provavelmente vai ocupar um espaço menor do que o permanente, sendo assim, é provável que tenha que fazer uso do aparelho ortodôntico para a correção.
Ao realizar a correção do espaço, será feita a verificação do osso, se o que está na boca é o suficiente para prender os parafusos do implante, para colocar o dente.
Não será um procedimento rápido, mas com uma pesquisa sobre preços de implantes dentários e a busca de melhores profissionais, o tratamento será feito com qualidade.
Caso o paciente não queira fazer o tratamento de implante, é possível que ele faça uma prótese fixa ou uma prótese removível.
- Facetas
O tratamento com as facetas, pode ser realizado para as pessoas que não querem mexer muito nos dentes e ainda assim, ter um resultado significativo. Esse preparo é feito do modo mais conservador possível.
Com as facetas de porcelana, será possível corrigir pequenas anomalias dos dentes, tanto de forma, quanto de tamanho e cor.
Para fazer a colocação dela, os dentes afetados devem ser preparados, passando por alguns procedimentos, como levantamento fotográfico, enceramento e a aplicação.
Em seguida, na superfície, é colocado um ácido e durante alguns segundos é lavado com água, após isso, é preparado o revestimento e é colocado nos dentes.
Dependendo da situação, o pré-molar pode ser transformado em canino, o incisivo lateral. Esses procedimentos são realizados para dar a forma ao fazer uma aplicação das facetas de resina.
É importante que se atente em sua boca e nos desenvolvimentos dos seus filhos, e realize visitas periódicas ao dentista.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
Deixe um comentário